Você já pensou se pudesse escolher onde morar SABENDO o nível de ruído do local? Não seria legal se pudesse conhecer o nível de ruído de cada região antes de iniciar um negócio? Isso é possível em diversas cidades pelo mundo e já em algumas do Brasil devido ao MAPA ACÚSTICO, um instrumento incrível de planejamento urbano.
O Mapa Acústico requer o envolvimento de todos – poder público, empresas, profissionais e cidadãos. Sabe por que ele é fundamental?
O Plano Diretor de Desenvolvimento terá uma diretriz para orientar a evolução da cidade.
Os INCORPORADORES e CONSTRUTORES terão como reconhecer o nível de intervenção acústica necessária para atender às normas antes mesmo de comprarem um terreno.
Todos nós, CIDADÃOS, poderemos escolher onde viver com base nas curvas isossônicas.
Em um evento sobre o tema em SP, o diretor do Psiu (Programa de Silêncio Urbano), Wanderley Pereira, lembrou dos “regramentos da Constituição Federal, que determina aos entes dotados de capacidade política, a adoção de medidas que protejam o meio ambiente, a saúde e o bem-estar da coletividade”.
Precisamos prezar por ambientes saudáveis e adequados à convivência, especialmente no ambiente urbano, cuidando assim da nossa saúde física, mental e social.
--
Se despertou alguma dúvida, escreve para nós esclarecermos num próximo post.
E se esclareceu essa questão para você, conta para a gente aqui embaixo.
Conheça nosso canal do YouTube
E acompanhe nosso Instagram!
Comments