Ano passado eu realizei o sonho de visitar o Teatro de Epidauro, na Grécia - um dos espaços teatrais mais notáveis do mundo, por conta de sua condição acústica impressionante. Ele tem mais de 13.000 lugares e mesmo no fundo do público é possível escutar com clareza o que ocorre no palco. Pude comprovar isso ao escutar meu marido falar e até o som de uma simples moeda caindo podia ser nitidamente ouvido na última fileira da plateia.
O formato do teatro de Epidauro - semicircular - traz à memória os sermões que Jesus proferiu a grandes multidões em anfiteatros naturais - como em encostas de colinas. Ele podia ser ouvido claramente por todos.
E aí eu pergunto: O que veio primeiro? A acústica ou a arquitetura de teatros?
As demandas acústicas relacionadas à comunicação existem muito antes dos primeiros teatros serem projetados, aliás justamente por conta dessa necessidade de educar, influenciar e entreter, que a arquitetura de ambientes destinados a essa função se desenvolveu, sendo o Teatro Dionysius localizado em Atenas, o primeiro de todos.
Neste teatro, pude identificar o que tanto promove esta qualidade sonora impecável:
O uso do mármore, que reflete o som por ser duro e compacto;
O ambiente silencioso, longe dos centros urbanos;
A brisa constante que sopra da orquestra para os espectadores;
O declive acentuado das fileiras de assentos, que reduz a distância entre palco e fileiras superiores, impedindo a dissipação e perda da energia sonora, principalmente nos assentos mais distantes.
Hoje, ainda aplicamos conceitos ali existentes como a reflexão sonora útil, com o mesmo objetivo de melhorar a inteligibilidade. Embora utilizemos mais os forros e paredes. Uma “boa acústica” começa pela arquitetura - na forma e nas proporções do ambiente -, e não apenas na especificação de forros e revestimentos absorventes.
--
Se despertou alguma dúvida, escreve para nós esclarecermos num próximo post.
E se esclareceu essa questão para você, conta para a gente aqui embaixo.
Conheça nosso canal do YouTube
E acompanhe nosso Instagram!
Comments