Na série de curiosidades do mundo da acústica, descobri uma coisa inusitada! Uma instalação na Islândia feita em cimento com 5 cúpulas de diferentes tamanhos foram projetadas para ressoar sons específicos.
O artista Lukas Kühne criou a Tvísöngur para reforçar uma tradição local de uso de uma harmonia musical de cinco tons, chamam também de harmonia quintal (de quintas).
Para quem toca algum instrumento, um círculo de quintas pode ser organizado em G – C – F – Bb (Sol, Dó, Fá e Si-bemol), etc. Lucas, nosso técnico que é músico ajudou a explicar isso... hehe
Mas o mais interessante é o som que acontece lá dentro.
Vi um vídeo interessante que mostra o fenômeno físico da reflexão em ambientes côncavos, “o efeito coletivo é quase como se o próprio vento estivesse tocando um instrumento gigante”.
Isso é a harmonia perfeita entre arquitetura e acústica... quando o edifício sente e fala (literalmente), de forma extremamente agradável.
Confira:
Se despertou alguma dúvida, escreve para nós esclarecermos num próximo post. E se esclareceu essa questão para você, conta para a gente aqui embaixo.
Comments